domingo, 16 de junho de 2013

INTRODUÇÃO GERAL DO CONTEÚDO DO BLOG

Neste blog, trataremos principalmente do conteúdo matemático Escala. Para isto falaremos também sobre Proporcionalidade, Porcentagem e de outros conteúdos. Inicialmente vamos pensar na palavra porcentagem, que vem de "por cento", logicamente "por cem". O símbolo matemático para representá-la é % .
Entre outros objetivos, um deles é proporcionar condições para que os alunos compreendam a utilização de escalas na resolução de exercícios e situações problemas. Para isto é fundamental trabalhar e desenvolver nos alunos as habilidades e
competências H01, H02, H03, H10, H15 e H16.
Menciona-se, também, que os números reais servem para medir distância utilizando algumas  grandezas, como por exemplo: quilômetro,  metro, centímetro, décimo, milésimo etc. Este conteúdo também envolve operações com números decimais. Assim, facilita a compreensão de distâncias e espaços com mais facilidade e precisão.
Fração, também é usada para a escrita na forma de porcentagem e escala.
Estes conteúdos são utilizados principalmente na resolução de problemas, no estudo de mapas e situações sobre densidade populacional.


sexta-feira, 14 de junho de 2013

PLANO DE AULA - CONTEÚDO: ESCALA

Plano aula 
·         Tema ESCALA
·         Objetivo geral: Proporcionar aos alunos condições para que ele:
1.      Desenvolva a capacidade leitora
2.      Compreensão e interpretação de situações problemas
3.      Habilidades em resolver exercícios
4.      Interpretar um exercício escrito em linguagem matemática
5.      Escrever na linguagem matemática uma situação problema

·         Objetivo específico: Proporcionar condições para o aluno interpretar e resolver problemas envolvendo escala.
·         Justificativa: Justifica-se este plano, porque o conteúdo Escala está presente em diversas situações do cotidiano do aluno.


·         Procedimento Metodológico:
A metodologia a ser desenvolvida para atingir os objetivos propostos são:
1.      Atividades em grupo e individuais envolvendo listas de exercícios e situações problemas envolvendo o    conteúdo.                       
2.      Pesquisas em jornais e revistas.
3.      Apresentação de um vídeo sobre maquete.
4.   Estudo e observação de maquetes
5.      Trabalho envolvendo mapas e escalas.
6.      Ampliação e redução de figuras utilizando diferentes escalas. 

·         Recursos Materiais
1.      Lousa, papel quadriculado e papel milimetrado.
2.      Mapas e desenho em papel quadriculado.
3.      Lápis de cor, régua, borracha, etc.
4.      Sala de informática com a apresentação de vídeos, maquetes, Softwares e programa excel.

·         Avaliação
1.      Participação dos alunos nas atividades propostas.
2.      Elaboração individual de um desenho em papel quadriculado envolvendo apenas figuras planas   (quadrado, retângulo, paralelogramo, losango e trapézio).
3.      Ampliação e redução numa dada escala deste mesmo desenho.


terça-feira, 4 de junho de 2013

DEPOIMENTOS DOS INTEGRANTES SOBRE LEITURA E ESCRITA

PRAZER PELA LEITURA
 Por "Carlos Eduardo"

     O meu primeiro contato com leitura aconteceu quando estava na 4ª série (5º ano). A professora solicitou para os alunos lerem o livro O Menino do Dedo Verde de Maurice Druon.
Eu me lembro como se fosse hoje a professora dizendo para não lermos a última página do livro, lermos na sequência até chegarmos no final .
     Essas palavras me deixaram muito curioso. Não li e acatei o que ela pediu. A curiosidade foi tanta para chegar na última página, eu me envolvi de tal maneira na leitura, e quando percebi, em vários momentos dos capítulos eu interagia com a estória, vivenciando assim  o personagem com emoções, tristezas e alegrias. Criou-se em mim a “sede” de ler cada vez mais para saber o final da estória. A relação entre a estória e o leitor foi muito intensa, despertando assim aquele gosto pela leitura. Dessa forma a leitura foi muito prazerosa.
     Não posso negar que a partir da leitura deste livro, despertou-se em mim um forte interesse em ler.
    Na 6ª série, ganhei da escola uma pequena biblioteca de livros porque me destaquei como sendo o melhor aluno da escola.
Lá havia entre vários livros: A Montanha Encantada; A Ilha Perdida; O Escaravelo do Diabo, A Borboleta Atíria.
Tinha um total de 25 livros (aventura, romance, contos,...). A minha preferência de leitura foi sempre as estórias relacionadas a aventuras.
  Essa biblioteca desencadeou ainda mais em mim uma aproximação, gosto e hábito pela leitura. Consequentemente ocorreu na minha alfabetização um enriquecimento no meu vocabulário, organização de idéias, facilidade para falar e expressar, habilidade em escrever e interpretar etc.
Me identifico neste momento com as palavras  de Antonio Candido quando diz:

As produções literárias, de todos os tipos e todos os níveis, satisfazem necessidades básicas do ser humano, sobretudo através dessa incorporação, que enriquece a nossa percepção e a nossa visão do mundo. [...]. Em todos esses casos ocorre humanização e enriquecimento....”

  Durante a minha trajetória escolar, por influência de alguns professores, optei em graduação em Matemática, por ter muita facilidade na área de exatas. Mas nunca abandonei a leitura.
   De acordo com psicanalista Contardo Calligaris “...ninguém é capaz de inventar uma vida a partir de nada. A vida é inventada a partir de uma combinatória de sonhos que já foram sonhados.”
   Finalizando a graduação fiz mestrado na área de Educação. Atualmente estou lendo o livro O diário de Sofia de Alceu Costa Filho e que eu indico para todos os meus colegas.


__________________________________________

Por: "Rafael Franco"

   Agora vou escrever meu depoimento sobre leitura. Quando eu estava na 7ª série, li o Mistério do Cinco Estrelas e Romeu e Julita (as duas versões). Comecei a tocar violão e ler letras de músicas do Renato Russo, Capital Inicial, Tom Jobim. 
     Na 8ª série li Dom Casmurro, mas não tive um compreendimento de 100% na prova tirei 5 ou 6, e depois Harry Potter 3. Novamente depois que acabei a faculdade , li Percy Jackson e Senhor dos Anéis (a série). Anterior a 7ª série não me recordo, apenas que li Turma da Mônica. 


_________________________________________________________________________________

Por: "Fernanda Didoné"

    Dos 4 aos 12 anos morei com os meus avós, eles tinham o que chamava na época Mercearia, onde pude passar por experiências maravilhosas, naquela época o arroz, feijão, açúcar eram pesados na hora que o cliente vinham comprar não era embalado pela fábrica,daí começou a minha aprendizagem e o gosto pela Matemática. 
     Em relação a leitura na 3ª e 4ª estudei com a mesma professora que incentivava o aluno a ler e buscar outras maneiras de falar a mesma coisa que estava ensinando, com isso lembro que buscava em livros da pequena biblioteca que a Escola tinha para encontrar novidade,outra professora que marcou no que diz respeito a escrita e leitura foi a professora de Português da 5ª e 6ª série, ela percebia que eu gostava de ler ela trazia livros da sua casa para que eu lesse.            
     Espero enquanto professora fazer a diferença na vida dos meus alunos e incentivá-los no processo de escrita e leitura como essas duas professoras marcaram a minha vida. Uma maneira que acredito ser interessante é incentivar o aluno a buscar novos conhecimentos ou mais detalhes do que estamos ensinado,a internet é um lugar que eles gostam bastante, aproveitar a oportunidade e também orientá-los os sites que são mais seguros.
_________________________________________________________________________________


Por: "Fernanda D. Cruz"

     A experiencia que estou relatando agora não foi meu primeiro contado ou experiência de leitura, mas certamente foi a experiência que realmente foi importante na minha vida e que marcou o inicio das minhas leituras e despertou em mim o grande apreço pelos livros e pela leitura.
     O livro "A montanha encantada" foi a obra que despertou meu interesse pela leitura, uma história de crianças que descobrem nesta montanha um mundo complemente diferente, um mundo de fantasia habitado por anões e uma mina de ouro. As crianças criam com este uma linda história de amizade e cumplicidade.
    Partindo deste acabei acabei lendo diversas outras histórias dessa coleções e também de outras similares desta linda "Coleção Vagalume".
___________________________________________________

Por: "Márcia dos Santos"


    Celi sua infância e bem parecida com a minha, gostávamos de brincar no quintal de casa com outras crianças,escutar histórias de mais velhos,usar os livros dos irmãos dos anos posteriores,e com isso aprendemos e damos valor em tudo que conquistamos.E estamos juntos lutando por uma educação de qualidade.
_________________________________________________________________________________


Integrantes do Grupo 04

 Os integrantes do G4 são:

ALESSANDRA FRONTEIRA DE VITA
RAFAEL FRANCO
FERNANDA FERREIRA DE SOUZA DIDONÉ
CARLOS EDUARDO DE LOURENÇO
MARCIA DOS SANTOS GONCALVES SILVA
CIBELE DO CARMO NASCIMENTO DE OLIVEIRA

FERNANDA DIAS CRUZ

APRESENTAÇÃO



Este blog foi elaborado com o objetivo de auxiliar a todos os professores de Matemática e servir como um complemento  pedagógico para as suas aulas. 
Esperemos que nossas sugestões mudem o rumo da Educação e melhorar a nossa prática pedagógica,  rumo a  um Ensino inovador, com mais qualidade e diferenciado.E também, desperte no nosso aluno o interesse, a participação, a produtividade, o desenvolvimento do raciocínio e o trabalho em equipe que desejamos a eles.