terça-feira, 4 de junho de 2013

DEPOIMENTOS DOS INTEGRANTES SOBRE LEITURA E ESCRITA

PRAZER PELA LEITURA
 Por "Carlos Eduardo"

     O meu primeiro contato com leitura aconteceu quando estava na 4ª série (5º ano). A professora solicitou para os alunos lerem o livro O Menino do Dedo Verde de Maurice Druon.
Eu me lembro como se fosse hoje a professora dizendo para não lermos a última página do livro, lermos na sequência até chegarmos no final .
     Essas palavras me deixaram muito curioso. Não li e acatei o que ela pediu. A curiosidade foi tanta para chegar na última página, eu me envolvi de tal maneira na leitura, e quando percebi, em vários momentos dos capítulos eu interagia com a estória, vivenciando assim  o personagem com emoções, tristezas e alegrias. Criou-se em mim a “sede” de ler cada vez mais para saber o final da estória. A relação entre a estória e o leitor foi muito intensa, despertando assim aquele gosto pela leitura. Dessa forma a leitura foi muito prazerosa.
     Não posso negar que a partir da leitura deste livro, despertou-se em mim um forte interesse em ler.
    Na 6ª série, ganhei da escola uma pequena biblioteca de livros porque me destaquei como sendo o melhor aluno da escola.
Lá havia entre vários livros: A Montanha Encantada; A Ilha Perdida; O Escaravelo do Diabo, A Borboleta Atíria.
Tinha um total de 25 livros (aventura, romance, contos,...). A minha preferência de leitura foi sempre as estórias relacionadas a aventuras.
  Essa biblioteca desencadeou ainda mais em mim uma aproximação, gosto e hábito pela leitura. Consequentemente ocorreu na minha alfabetização um enriquecimento no meu vocabulário, organização de idéias, facilidade para falar e expressar, habilidade em escrever e interpretar etc.
Me identifico neste momento com as palavras  de Antonio Candido quando diz:

As produções literárias, de todos os tipos e todos os níveis, satisfazem necessidades básicas do ser humano, sobretudo através dessa incorporação, que enriquece a nossa percepção e a nossa visão do mundo. [...]. Em todos esses casos ocorre humanização e enriquecimento....”

  Durante a minha trajetória escolar, por influência de alguns professores, optei em graduação em Matemática, por ter muita facilidade na área de exatas. Mas nunca abandonei a leitura.
   De acordo com psicanalista Contardo Calligaris “...ninguém é capaz de inventar uma vida a partir de nada. A vida é inventada a partir de uma combinatória de sonhos que já foram sonhados.”
   Finalizando a graduação fiz mestrado na área de Educação. Atualmente estou lendo o livro O diário de Sofia de Alceu Costa Filho e que eu indico para todos os meus colegas.


__________________________________________

Por: "Rafael Franco"

   Agora vou escrever meu depoimento sobre leitura. Quando eu estava na 7ª série, li o Mistério do Cinco Estrelas e Romeu e Julita (as duas versões). Comecei a tocar violão e ler letras de músicas do Renato Russo, Capital Inicial, Tom Jobim. 
     Na 8ª série li Dom Casmurro, mas não tive um compreendimento de 100% na prova tirei 5 ou 6, e depois Harry Potter 3. Novamente depois que acabei a faculdade , li Percy Jackson e Senhor dos Anéis (a série). Anterior a 7ª série não me recordo, apenas que li Turma da Mônica. 


_________________________________________________________________________________

Por: "Fernanda Didoné"

    Dos 4 aos 12 anos morei com os meus avós, eles tinham o que chamava na época Mercearia, onde pude passar por experiências maravilhosas, naquela época o arroz, feijão, açúcar eram pesados na hora que o cliente vinham comprar não era embalado pela fábrica,daí começou a minha aprendizagem e o gosto pela Matemática. 
     Em relação a leitura na 3ª e 4ª estudei com a mesma professora que incentivava o aluno a ler e buscar outras maneiras de falar a mesma coisa que estava ensinando, com isso lembro que buscava em livros da pequena biblioteca que a Escola tinha para encontrar novidade,outra professora que marcou no que diz respeito a escrita e leitura foi a professora de Português da 5ª e 6ª série, ela percebia que eu gostava de ler ela trazia livros da sua casa para que eu lesse.            
     Espero enquanto professora fazer a diferença na vida dos meus alunos e incentivá-los no processo de escrita e leitura como essas duas professoras marcaram a minha vida. Uma maneira que acredito ser interessante é incentivar o aluno a buscar novos conhecimentos ou mais detalhes do que estamos ensinado,a internet é um lugar que eles gostam bastante, aproveitar a oportunidade e também orientá-los os sites que são mais seguros.
_________________________________________________________________________________


Por: "Fernanda D. Cruz"

     A experiencia que estou relatando agora não foi meu primeiro contado ou experiência de leitura, mas certamente foi a experiência que realmente foi importante na minha vida e que marcou o inicio das minhas leituras e despertou em mim o grande apreço pelos livros e pela leitura.
     O livro "A montanha encantada" foi a obra que despertou meu interesse pela leitura, uma história de crianças que descobrem nesta montanha um mundo complemente diferente, um mundo de fantasia habitado por anões e uma mina de ouro. As crianças criam com este uma linda história de amizade e cumplicidade.
    Partindo deste acabei acabei lendo diversas outras histórias dessa coleções e também de outras similares desta linda "Coleção Vagalume".
___________________________________________________

Por: "Márcia dos Santos"


    Celi sua infância e bem parecida com a minha, gostávamos de brincar no quintal de casa com outras crianças,escutar histórias de mais velhos,usar os livros dos irmãos dos anos posteriores,e com isso aprendemos e damos valor em tudo que conquistamos.E estamos juntos lutando por uma educação de qualidade.
_________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário